segunda-feira, 15 de outubro de 2012

CONVERSANDO , A GENTE SE ENTENDE. E AS MATÉRIAS PARA O BLOG SURGEM AOS BORBOTÕES....(*)

Abro minha caixa de entrada de e-mails e lá está escrito que o companheiro Gosuen mandou para a mesma uma matéria escrita PESCARIA EM COXIM.Confesso que tinha minhas dúvidas quanto à verdade sobre essa pescaria. Apesar da presença do filho, que lhe impôs certa seriedade e sobriedade durante os dias em que esteve lá pelas bandas do MS, acho que ele andou dando umas olhadas para as belezas morenas que por lá habitam. Afinal , nem só de ar puro, ambiente verde e natural, águas em abundância e peixes à revelia é que sobrevive o turismo por lá.Belas mulheres existem aos montes.Indigenas e paraguaias, mais as mestiças que por lá vivem , dão a graça e a beleza tão contadas e cantadas em versos e prosas. E em músicas, também. Mas vamos ao que interessa. Ele afirma no texto da mensagem que , para eu não ficar pensando que ele fora para Coxim apenas para p....nhar, mandou algumas fotos de certo local de Coxim para eu me certificar da inocência de seu passeio. E que bons motivos ele me deu. Tanto que está virando matéria para este blog.Conhecem aquela bela música, que já foi cantada por inumeras duplas e cantores sertanejos, o PÉ DE CEDRO, lançada no mercado por TIBAGI & MILTINHO, de autoria de ZACARIAS MOURÃO E GOIÁ (GERSON COUTINHO DA SILVA) ? "..foi no
belo Mato Grosso, a vinte anos atrás, naquele tempo querido , que não volta nunca maaaaiiissss..."? Pois é ., lá no final da mesma , em trecho falado por TIBAGI, o mesmo diz "...
à Virgem Santa Sagrada, uma prece vou fazer, junto ao meu Pé de Cedro, é que desejo morrer ;
quero sua sombra amiga, projetada sobre mim, no meu último repouso, na cidade de Coxim..." !
Na foto, muito anos depois de planta-lo,
ZACARIAS posa ao lado do seu PÉ DE CEDRO.

Essas palavras, ditas e cantadas correram o mundo afora, além dos limites do Brasil, tornando a cidade de Coxim/MS conhecida não apenas  pelo Rio, pelos peixes, pela beleza do local, mas também pela música dos dois compositores, um nascido na nascido (ZACARIAS MOURÃO) e pelo outro, que , instigado pelo matogrossense, quando residia em S.Paulo, colocou música nos versos e letras do Zacarias.GOIÁ, que era natural de COROMANDEL/MG, gostava demais do jeito do Zacarias e pôs mãos à obra . E deu no  que deu: a música até hoje é faixa obrigatória em  qualquer CD ou DVD de música sertaneja, caipira, country, pantaneira. Qualquer que seja o estilo que se queira definir, o PÉ DE CEDRO é peça obrigatória .

Reparem na foto acima, onde está o Zacarias escorado no
Andaime de suporte e proteção, que haviam dois troncos
de uma mesma árvore. Na foto , um deles foi derrubado
por fortes ventos de uma tempestade a muitos anos atrás.

Por um erro do computador, aqui aparecem 2 vezes
a foto do ROBERTINHO GOSUEN (violeiro) ao
lado do Pé de Cedro, que ele deve ter cantado centenas
de vezes quuando  ensaiava ou se apresentava.

Foto com o Busto do filho querido de  Coxim/MS
ZACARIAS MOURÃO

ZACARIAS MOURÃO  quando era
DIRETOR DO SETOR SERTANEJO E DE
GRAVAÇÕES DE DISCOS


ZACARIAS MOURÃO, agora
Policial Rodoviário Federal, pouco
antes de ser assassinado em
23 de Maio de 1989, portanto,
com 60 anos , 2 meses e 8 dias de
idade. Até hoje, o crime não foi
esclarecido.

GOIÁ, em sua mesa de trabalho
Na foto acima, GOIÁ, o
GERSON COUTINHO DA SILVA
Nasceu em Coromandel/MG em 11-Jan-1935 e
faleceu em Uberaba em 20-Nov-1980

Enfim, uma boa matéria surgida de uma boa vontade em informar , de meu (nosso)
amigo GOSUEN, que resolveu dar uns bordejos lá pelos lados do Pantanal.Mandou fotos e o tema me instigou a fazer umas pesquinas nas internetes da vida e aqui vão mais alguns dados e fotos para agregar valor à colaboração do Gosuen. Obrigado, meu amigo "chupador de
tachinhas."Xerem.
E vamos nos preparar para estarmos juntos, lá em Brasília, nos dias 13,14 e 15 de
Dezembro. E participarmos das festividades da passagem de comando do BGP.



Um comentário:

  1. Dois pequenos erros ocorridos no texto acima:faltou um " nascido naquela cidade" e onde se lê pesquinas, leia-se pesquisas. Da maneira que está, percebe-se minha intenção.Afinal, meu público leitor é inteligente e "mata na fumaça", mas um esclarecimento, fica bem em qualquer situação.

    ResponderExcluir